domingo, 17 de outubro de 2010

SOBRE O 3º FEMUC: UM OLHAR CRÍTICO CONSTRUTIVO


Apesar de reconhecermos a importância deste evento, para divulgar os músicos, compositores, arranjadores e letristas castanhalenses e de outras localidades, queremos contribuir para uma democratização, reavaliação, concepção e organização do evento e manifestar nossa opinião sobre o 3º FEMUC-Festival de Música de Castanhal realizado nos dias 23 e 24 de Setembro na Praça do Estrela.

Em primeiro lugar os respectivos dias de quinta-feira e sexta-feira e as datas escolhidas para realização do evento acabam dificultando o acesso da população trabalhadora principalmente comerciários, professores e trabalhadores da indústria em geral a prestigiá-lo ainda que seja em praça pública ao invés de ser realizado nos finais de semana.

Em relação à qualidade das músicas apresentadas neste 3º FEMUC o nível das canções selecionadas entre as 20 (vinte) concorrentes ficou abaixo do esperado em todos os quesitos: MÚSICA-Melodia, Harmonia e Arranjo. INTERPRETAÇÃO-Ritmo, Afinação e Performance. LETRA-Adequação melódica, Adequação Línguística e Literariedade.

Além disso, queremos também lembrar os colegas que foram excluídos num processo de seleção que ainda não ficou nítido para nós artistas da música que fazemos este festival. Pois, quando nos negam o direito de questionar o formato e os critérios adotados pela organização deste evento, também nos faltam com respeito.

Os cargos públicos estão a serviço da comunidade e não sujeitos ao "egocentrismo e determinismos de quem os ocupam" Nós temos sim o direito de compartilhar idéias para que não haja injustiça com os que são os príncipais atores desse evento: " O público, os músicos e compositores de Castanhal e demais regiões". pois, tudo o que for de natureza pública é do interesse e direito dos cidadãos e não pode ser negado a estes.

Fica então esta mensagem para a reflexão aos que entendem o significado de Democracia que consigam sabiamente discutir e interagir para a construção de uma política cultural mais livre, justa e inclusiva. Na qual a música seja dentre as diversas Formas de Expressão e Comunicação Artística um instrumento contra a mediocridade imposta pelos governantes, meios de comunicação de massa e mídia em geral que a transformam em instrumento de propaganda comercial e marketing político, estimulando a competição, o individualismo e impondo ideologicamente para o artista e para o público a dicotomia capitalista: vencedores vencidos.

Novamente queremos reafirmar a importância da existência deste festival para a cidade como uma festa de interação (daí o termo festival) entre artístas, músicos, organizadores e principalmente o público-cidadão que merece sempre o melhor tanto em quantidade como em qualidade de música e eventos desprovidos da competividade e exclusão.

Castanhal , 30 de Setembro de 2010.

Ricardo Sodré-Arte educador, músico, compositor

Gileno Brito-Professor de educação física, compositor, músico e letrista

Um comentário:

Ricardo Sodré disse...

OBS: As respectivas datas impressas no folder 26 e 27 de agosto do foram transferidas para 23 e 24 de setembro por determinação dos os organizadores do festival.